15 Comentários

Dos textos mais úteis que li nesse 2023, Luri. Valeu!

Há pouco mais de 3 meses que terminei um relacionamento e entrei no limbo. Agora estou bem. Vou para o minimalismo, jogar muita tralha fora. E escrever mais.

Ah, sim, anotei a expressão: "esforço entusiástico". Acho que se conectará bem com as leituras sobre estoicismo que farei em breve.

Expand full comment

Estou dando um passo à frente com relação a escrever e fazer yoga, duas coisas pelas quais sempre fui apaixonado mas que de um jeito meio torto ativava todos os gatilhos possíveis aqui em mim.

E é bacana perceber que 1-não sou o único neste processo e 2-o que estou sentindo tem embasamento em muita gente. Tipo, teu texto me lembrou de um sentimento que tive ontem sobre como é doloroso e estranhamente revigorante perceber que se aprendeu uma coisa nova (ou de que pelo menos se construiu uma camada nova naquele assunto).

Acho que os textos, vídeos e músicas certas aparecem, bastando ficar atento. Abraços cara!

Expand full comment

Nossa, me identifiquei muito com esse texto. Venho desenvolvendo a mesma relação com o aprendizado - e justamente em momentos difíceis. Que delícia ler essa experiência que tô vivendo tão bem descrita por outra pessoa!

Expand full comment

cê fez falta na caixa de entrada!

Expand full comment
Mar 7, 2023·editado Mar 7, 2023Curtido por Luri

Fala, Luri! Estou numa caminhada parecida com a sua, tenho o costume de me dedicar com muito foco a projetos novos e a perder o entusiasmo quando passa o fator "novidade". Também pratico meditações constantemente e essa novidade, por sorte (ou por esforço entusiástico), se mantém viva até hoje, depois de 3 anos desde quando resolvi começar. Agradeço a recomendação da Venerável Robina, já estou seguindo! Se puder recomendar um livro bem pertinente ao assunto "esforço entusiástico" e que me ajudou a ganhar um novo olhar sobre o esforço prolongado e diligente, indico o livro "A educação da vontade" de Jules Payot. Foi escrito no século passado, mas se faz bem atual. Aliás, acho que essa é principal qualidade do livro para quem lê hoje, obter um prisma sobre a "preguiça vs esforço" por quem viveu numa época totalmente diferente da que vivemos hoje. Uma leitura ótima e aprofundada sobre o assunto!

Expand full comment

Que bom que voltou!

Não sei, eu tenho a sensação de como um pouco desestimulados hoje a buscar essa força de vontade para desbravar algo sem retorno imediato ou até desconhecido, principalmente se precisamos fazer isso sozinhos. Eu falo que tô caminhando o meu deserto. Eu posso parar, me distrair, me desviar... Ou posso seguir, (re)encontrar alguém no caminho, mas insistir por algo que meu coração clama sabe-se lá por quê.

Expand full comment