42 Comentários
set 3Curtido por Luri

Eu sempre leio pelo email, mas hoje tomei vergonha na cara e baixei o app pra ler por aqui e comentar. Essa leitura em especial diz tanto sobre mim. Acho que no fundo todos nós somos meio parecidos. Obrigada por sua experiência, foi muito útil pra me dar coragem de dar meus próprios passos em busca de ser alguém em que eu confie mais.

Expand full comment
author

Que lindo, Jackeline! Fiquei feliz em saber. Boa sorte na caminhada. :)

Expand full comment

Cara, que texto certeiro, na moral.

Me matriculei na faculdade agora meio do ano, as aulas começaram dia 7 e eu ainda não fui. São 3 aulas por semana apenas, mas todo dia de ir eu achava uma desculpa, um empecilho pra não ir. Tudo pra mascarar meu medo de falhar ou de ser o mais velho da turma (sendo que tenho apenas 28 anos e mesmo que fosse o mais velho, não seria importante). Teu texto me fez lembrar que é isso, temos que começar, temos que encarar e fazer, se não, não sai. Hoje eu vou.

Expand full comment
author

Cara, que lindo! Espero que tenha conseguido ir mesmo. Gostaria de dizer que eu lembrei de um texto que trata mais ou menos disso, espero que ajude também: https://luri.substack.com/p/nao-morra-antes-da-morte-chegar/

Expand full comment

Eu fui! :D

Expand full comment

Os ensinamentos do Lama Padma Santem são fantásticos, sempre escuto com admiração porque ele nos transmite uma lucidez sobre samsara e a roda da vida fantásticos. Sobre a meditação, tenho a mesma impressão que você. Meditar e escrever são tão parecidos nesse sentido. Disciplina é fundamental. Clarice dizia que a escrita é como uma meditação. Ás vezes, parece que não serviu para nada, daí você volta no dia seguinte e está lá. Medito para observar por andam meus pensamentos, minhas fixações e ilusões mais egóicas e absurdas. E quando vejo elas estão lá, abraço-as e tento soltá-las para desapegar. Estou aprendendo a amar meus vazios e não ter a urgência de preenchê-los. Por isso a meditação faz todo sentido para mim. Obrigado pelo texto e um abraço.

Expand full comment
author

Não sei o que seria de mim sem o Lama Samten, de verdade. :)

Expand full comment

Verdade. Um divisor de águas em minha existência conturbada. Sou outro depois de escutá-lo naquela placidez inabalável.

Expand full comment

Definiu EXATAMENTE a minha experiência com meditação. Tanto a dificuldade inicial como o resultado final, onde estou mais focado e produtivo

Expand full comment
author

Sim, estado de foco é algo que faz toda diferença e nem só pelo aspecto da produtividade. :)

Expand full comment

Oiê! Adorei o texto. O app é um com uma seta branca num fundo azul? Me interessei (: obrigada

Expand full comment
author

Hey, Chaiane, é esse sim. Eu linkei no texto o app na loja do android, chegou a ver? :)

Expand full comment

Humm, não vi! Adorei o texto, gracias (:

Expand full comment

Esse texto veio na hora certa. Estava justamente precisando de um chacoalhão seguido de uma emperrada. Sinto-me empacada em tudo no momento, como nunca me senti outrora. No entanto, o desânimo que estava ao lado quando comecei a leitura deu lugar a uma animação. Sou fogo de palha e tenho muita dificuldade com disciplina. Obrigada pelos insights poderosos e por compartilhar sua experiência. 🙏

Expand full comment

Eu gostei muito de te ler! Eu estou bem nesse momento de fazer, mesmo que seja torto. E nem estou falando só de meditação, mas pelo visto, é um ótimo começo.

Expand full comment

Você conseguiu falhar só dois dias em um ano?!!! Puta que pariu! Você é um herói! Eu não estou sendo irônica. Eu não consigo manter nada por mais de uma semana! Parabéns!!!!

Expand full comment
author

Hahaha sim. Mas acho que um dos pontos importantes é que eu abaixei o crivo da qualidade pra manter a frequência. Teve dia que eu tava dormindo ou só parado mesmo. Hahaha

Mas o importante, acho, foi esse treino da disciplina. Influencia tudo que tenho feito desde então.

Expand full comment

faço um processo parecido com a minha newsletter: assumi o compromisso de publicar um texto por semana e, desde o início do ano, tenho conseguido. preciso desse “compromisso” para manter o foco. se deixasse em aberto (publicar apenas quando viesse a vontade), com certeza já teria abandonado…

Expand full comment
author

É, sei bem como é. Eu também passo por algo similar. Além disso, o compromisso me ajuda a perceber vários gatilhos mentais de autossabotagem, como o perfeccionismo enquanto desculpa. "Ah, mas se não é pra fazer bem feito, melhor nem fazer". Aham, blza. rs

Expand full comment

O texto é um presente!

Expand full comment
author

Obrigado pelo carinho, Jobs!

Expand full comment

Ah, que maravilha de texto e de experiência, luri! Os primeiros parágrafos poderiam ter sido escritos por mim, tamanha identificação hahah.

Já me aproximei bastante do budismo tibetano e, por consequência, de uma prática mais constante de meditação. Agora tá bem abandonadinha e eu sinto falta da clareza mental que conseguia acessar naquela época. Esse texto é, sem dúvidas, um bom incentivo pra retornar. :)

Expand full comment
author

Legal encontrar pessoas com interesses em comum, né? Dá todo um quentinho no coração. Espero que tenha retornado mesmo, Maju! 😉

Expand full comment

Que bom que você trouxe este texto de novo pra cá - porque me proporcionou belos insights. A meditação é o tema de um livro sobre física quântica que estou lendo, e também comprovo, na prática, que muda toda a nossa vida. Não dava muita bola, até que esse ano incorporei na rotina e só colho benefícios, mesmo que não mantenha mais diariamente por causa da viagem que estou fazendo. Achei os pontos que você listou incríveis porque realmente servem pra tudo, inclusive pra constância na escrita mesmo ❤️

Expand full comment
author

Que legal que a meditação funciona por aí, Cândida. Tem esse aspecto sobre nós estarmos sempre treinando algo quando fazemos uma certa coisa. No caso da meditação, acho que rola uma série de pequenos treinamentos sobre disciplina e paciência que ajudam em tudo. :)

Expand full comment

Essa ideia de linha de chegada destrói toda a magia dos caminhos que percorremos. Pena que tive que aprender isso sozinha, a duras penas.

Não existe plenitude! E é bom que saibamos disso para desfrutar a vida.

Você me inspirou a retomar minha prática.

Yoga por mais de 20 anos e meditação por um tempo bom, que não sei precisar. Até ser engolida pelas reviravoltas da vida.

Amanhã começo com 1 min.

Expand full comment
author

Que lindo, Carolina! Depois conta como foi. :)

Expand full comment
set 4·editado set 4Curtido por Luri

Luri, você conhece a comunidade O Lugar? Aprendi muito sobre processos e meditação lá, mas tô perguntando isto porque também foi onde conheci o Lama Samten, bem como outros grandes professores :)

Expand full comment
author

Conheço, sim. Até já trabalhei com Gitti e Fábio há muuuuuuito tempo atrás.

Expand full comment

Gostei muito do texto! Estou tentando criar o hábito de escrever num diário todos os dias, mas, como quase aconteceu com você, parei quando falhei um dia. Seu texto me fez refletir a respeito!

Expand full comment
author

Essa ideia de não precisar fazer a falha perdurar foi um dos insights mais importantes que tirei do experimento todo. :)

Expand full comment

Processo e tentar ser regular é o que ando colocando em prática, não é nada fácil. Ótimo texto.

Expand full comment
author

Nada fácil mesmo.

Expand full comment